Treinamento para porteiros: qual a importância e como fazer?
5 (100%) 1 vote

Ter um porteiro em seu prédio ou condomínio pode ser uma importante contribuição para a segurança, deixando os moradores mais seguros e tranquilos. Porém, é imprescindível que esse funcionário faça um bom trabalho, principalmente por lidar com todas as pessoas que entrarão e sairão do local.

Para evitar problemas, seja de segurança ou com a convivência com moradores e visitas, é essencial que haja um treinamento para porteiros. Veja a importância disso e quais os principais pontos que devem ser abordados.

Treine os profissionais adequadamente

O treinamento para porteiros é essencial, principalmente considerando duas vias: se ele for rígido demais, a ponto de destratar moradores ou visitantes, causando problemas e até eventuais prejuízos para ambos; ou se ele for extremamente flexível e coloque em xeque a segurança do condomínio.

Em alguns casos, dependendo do ocorrido, ainda podem ocasionar processos judiciais para o condomínio, o que elevaria os custos.

Um bom porteiro diminui os aborrecimentos para o síndico e para os moradores, tornando a convivência no condomínio mais harmoniosa e tranquila. Continue a leitura para conhecer alguns pontos que precisam ser abordados nesse treinamento.

Esclareça o profissional sobre suas responsabilidades

O porteiro precisa ter em mente quais são todas as suas funções e — principalmente, — quais não são. Não raro, algum morador pode pedir algum favor específico ao funcionário. Assim, ele deve ter o conhecimento necessário para avaliar se deve ou não ajudar, e se tal favor não foge de suas atribuições do trabalho.

Até mesmo por que muitos desses favores podem comprometer o trabalho que realmente é de sua alçada. Por isso ele deve estar consciente do que ele pode se recusar a fazer.

Ensine todas as normas do prédio

Cada condomínio possui algumas regras específicas (além do que já consta na lei) que devem ser cumpridas por todos, incluindo visitantes, estando entre elas: a necessidade de anunciar-se e esperar autorização para subir, animais só poderem circular no colo, não poder fazer barulho após determinado horário, pessoas estranhas com a chave do apartamento devem ser avisadas para o porteiro anteriormente, etc.

Para que sejam cumpridas, é necessário que o porteiro esteja ciente de todas elas, evitando que haja problemas com eventuais quebras dessas regras.

Incentive-o a se relacionar bem com moradores

Um dos grandes problemas enfrentados com porteiros sem treinamento está relacionado com o tratamento que esse profissional oferece para os moradores e visitantes. Não há obrigatoriedade de excesso de polidez e de simpatia, mas é importante que todos sejam tratados com cortesia, respeito e educação.

Atente-o para questões de segurança

Muitos dos problemas de segurança em condomínios com porteiros ocorrem por descuidos derivados de imprudência ou desconhecimento desse funcionário sobre algumas condutas importantes de prevenção.

Por isso, é primordial que sejam ensinadas técnicas para averiguação de condutas estranhas, busca de verificação de informações, abrir o portão para desconhecidos apenas após o anúncio e confirmação da identidade deles etc. Algumas regras simples, quando aplicadas, garantem maior proteção dos moradores e do próprio funcionário.

Ensine sobre tecnologias utilizadas no condomínio

Se você aplica algo de gestão de condomínio automatizada que será alimentada pelo porteiro (controle de visitas, por exemplo), é essencial que você ensine a ele como operar esses sistemas.

Muitos dos profissionais não têm domínio técnico e é necessário ter paciência e didática para ajudá-los. Isso é importante para evitar que o sistema não seja utilizado ou que haja erros durante a utilização.

Assim, é possível perceber que é extremamente importante realizar um treinamento para porteiros de qualidade, para que eles possam cumprir suas funções adequadamente e contribuir com a segurança do seu condomínio.

Curta nossa página no Facebook e receba todas as informações sobre gestão de condomínios no seu feed.