Tendência de crescimento e automação no mercado de gestão de condomínios: negócio da Lalubema é validado por especialistas internacionais
5 (100%) 2 votes

Foto: Pixabay/Reprodução 

Consultoria Icon reúne especialistas de várias partes do mundo para acelerar o crescimento de empresas tecnológicas; trabalho inédito realizado no Brasil incluiu a mineira Lalubema, do experiente empreendedor Rodrigo Mascarenhas, no hall de negócios promissores

A empresa mineira de tecnologia Lalubema, especializada em sistemas de gestão de condomínios e administradoras, após anunciar arecente aquisição da startupKing Condo, contratou uma consultoria internacional para avaliar o seu modelo de negócios, que foi objeto de estudo de consultores com referências globais. A Icon (International Consulting Network) reúne jovens talentos em China, Israel, Estados Unidos, Coréia do Sul, Suécia, Suíça, México e Brasil. Liderados por profissionais sêniores, esses estudantes pesquisam clusters de tecnologia e analisam projetos relevantes de empresas de várias partes do mundo.

A Lalubema é fruto da iniciativa do experiente empreendedor Rodrigo Mascarenhas, responsável pela fundação e venda da RM Sistemas para a Totvs, numa transação que envolveu US$ 100 milhões. Depois de 11 anos, ele retorna ao mercado com a empresa, que foi considerada pelos consultores internacionais inovadora e totalmente alinhada às tendências globais. “Entramos em um mercado em expansão, certos de que nossa participação será significativa. Quem tiver o melhor produto tem chances de liderar, e esse é o nosso propósito”, disse Mascarenhas, que espera atingir em um ano um público de 300 mil pessoas, num mercado composto por mais de 180 mil condomínios no Brasil.

“A Lalubema está inserida num mercado inovador e promissor, onde a tecnologia é cada vez mais presente nas relações de serviços e na redução de custos. A empresa está muito alinhada à tendência mundial de soluções que eliminam a intermediação”, destacou a líder do projeto pela Icon, Graziela Fusaro. Segundo ela, a Lalubema foi comparada com players mundiais e as soluções propostas foram baseadas em modelos de sucesso já testados em vários países. A automação da gestão de condomínios, em mercados como o americano, já é uma realidade. “A solução da empresa, brevemente, não se restringirá à gestão de condomínios, mas será mais ampla, agregando serviços que facilitam as demandas do dia a dia dos moradores”, antecipou.

Hoje, a solução da Lalubema está em processo natural de evolução: a empresa possui uma plataforma completa para gestão financeira e de serviços como reservas de espaços, cadastros e comunicação entre moradores. “A demanda pela redução de tempo com operações corriqueiras, assim como a maior confiabilidade da gestão de informações pelos processos de automação, são exigências dos consumidores. Seguimos competitivos no desenvolvimento de plataformas que resolvem problemas e facilitam a vida”, disse Mascarenhas, que recentemente fez um aporte de R$ 10 milhões na empresa.

A Icon avaliou como positiva a primeira experiência que teve com o mercado brasileiro. “Os consultores tiveram uma percepção muito boa dos projetos no Brasil. Os clientes aqui exigem alta performance e os negócios são extremamente desafiadores, um sucesso. No exterior, tem-se uma visão parcial do Brasil. Um melhor entendimento do mercado poderia proporcionar mais investimentos, como por exemplo através de operações de‘crowdfunding’ que são muito comuns para o desenvolvimento de startups no exterior”, comentou Graziela. Conforme ela, os jovens consultores da Icon, são criativos e livres de preconceito na avaliação dos projetos. “Eles possuem novas ideias e são os maiores usuários de tecnologia hoje e no futuro”, completou.