Saiba aqui 4 vantagens do boleto online
5 (100%) 1 vote

Administrar um condomínio é uma tarefa que envolve lidar com muitos desafios, um deles é conseguir manter a saúde financeira equilibrada. Por isso, manter uma boa gestão de receitas é importante. A boa notícia é que existem diversas ferramentas que podem ajudar a aumentar a sua eficiência nesse aspecto e o boleto online é uma delas.

Afinal, essa é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros na hora de acertar as suas contas, pois, de longe, é considerada a mais confiável, além de eliminar a circulação de dinheiro, bem como facilitar a cobrança. Recentemente, a Febraban estabeleceu que todos os boletos deverão ser emitidos na modalidade de cobrança registrada, juntamente com o CPF do pagador, por isso, um sistema de gestão ajudará a não gerar transtornos para o condomínio.

Para que você possa entender melhor os benefícios do boleto online, bem como aprender a aplicá-lo no seu condomínio, preparamos uma lista com 4 vantagens desse método de transação. Confira!

1. Oferece maior controle de receitas

A emissão do boleto constitui uma obrigação de pagamento por parte do condômino. Tal compromisso deve ser registrado e, quando liquidado, igualmente anotado. Afinal, os boletos não pagos tornam a unidade inadimplente e, em alguns casos, há cobrança judicial.

Com o boleto online isso fica muito mais fácil. Destacamos também que toda essa movimentação deve ser conciliada com os extratos bancários e disponibilizada para acesso da sindicância, conselho e moradores. 

2. Ajuda no controle do fluxo de caixa

Tendo em vista que, com o boleto online, é possível controlar melhor as receitas, torna-se possível prever as entradas financeiras futuras, inclusive realizando projeções se levar em conta o histórico de inadimplência. Sendo assim, com essa análise, o trabalho do síndico de adequar as suas despesas torna-se muito mais fácil, o que possibilita o cumprimento das suas obrigações. 

Para ter uma noção do quanto isso é importante, podemos tomar como exemplo a situação em que há atrasos no pagamento de fornecedores do condomínio, algo que pode acarretar na recusa de novas vendas e na prestação de serviços, o que coloca em risco a administração do condomínio, bem como a sua rotina do dia a dia.

3. Facilita negociações de acordo financeiro

Recuperar débitos oriundos das unidades inadimplentes é um fruto do trabalho de uma boa gestão de receitas feita pelo síndico. Com o boleto online, isso é mais do que possível. Porém, é imprescindível que o síndico ou administradora tenha condições de apurar os valores devidos, fazer uma negociação com o responsável financeiro e, por fim, realizar a emissão de boletos conforme valores e prazos acordados.

4. Traz mais economia e agilidade para o processo

Outra grande vantagem do boleto online está na agilidade para identificar o pagamento, visto que esse processo permite uma conciliação bancária automática, que pode ser feita, inclusive, pelo próprio síndico.

Isso ajuda a cortar etapas desnecessárias do processo tradicional, além de facilitar a inclusão de qualquer taxa adicional ou juros que forem necessários na cobrança, tal como multas. Além disso, é possível também a emissão de boletos para despesas extras, locações de espaços e multas de forma separada. Basta adotar o sistema adequado e ter os procedimentos bem definidos, a fim de otimizar o gasto de tempo nas atividades operacionais.

Por fim, é muito comum a solicitação de uma segunda via do condomínio. Com um sistema de boleto online, é possível realizar isso de forma fácil e rápida, às vezes sem a intermediação do síndico. 

Saiba que, além do boleto online, é importante contar com outros recursos, tais como a automatização de processos de cobranças por meio de um software especializado em gestão. Isso é essencial para a otimização da gestão de uma empresa ou condomínio.

O que acha, então, de adotar uma nova plataforma no seu condomínio ou na sua administradora? Faça uma experiência gratuita e saiba tudo que o King Condo pode fazer para ajudá-lo na difícil arte de administrar um condomínio.