Como reduzir os pagamentos em atraso do condomínio?
5 (100%) 1 vote

Administrar um condomínio não é uma tarefa fácil, visto que é necessário ter muito planejamento para controlar os gastos e reduzir os pagamentos em atraso. Esse fator se torna ainda mais evidente em um momento de instabilidade econômica.

Sem dúvidas a inadimplência é um fator que dificulta bastante o trabalho de um síndico. Um dos motivos abrange a escassez de recursos financeiros para quitar as despesas obrigatórias (água, luz, serviços de terceiros, entre outras).

Se você pretende ter uma gestão do orçamento mais eficiente, a recomendação é analisar os procedimentos para diminuir o número de inadimplentes em um condomínio. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

Mostre as informações com clareza

Os moradores devem ser informados sobre as despesas e as receitas com transparência. Essa medida é uma forma de mostrar como as contas em dia contribuem para a conservação do local.

De que maneira é possível adotar essa iniciativa? Uma boa opção é contar com um aplicativo, em que os dados sobre a saúde financeira do condomínio sejam de fácil acesso e estejam disponíveis em tempo real.

O ideal é que o app também possua os recursos de fórum e de chat (privado e público). Dessa forma é possível ter um relacionamento mais próximo com as pessoas — o que facilita a resolução de questões e dúvidas sobre as ações realizadas.

Estipule as regras

A comunicação é crucial para uma boa relação entre todos os moradores. Por isso, é importante que as regras para combater a inadimplência sejam debatidas em assembleia e divulgadas para os condôminos.

Se um proprietário não estiver com o pagamento em dia, poderá receber algumas penalidades, como:

  • pagamento de multa de 2% da dívida;

  • cobrança de juros de 1% ao mês;

  • proibição de participar de votações.

As punições apenas poderão ser aplicadas desde que estejam previstas no regulamento.

Use a tecnologia a seu favor

Com tantas atividades no cotidiano, muitos não conseguem dar conta de lembrar de tantos compromissos. Para os condôminos pagarem as taxas em dia e participarem de reuniões, você pode investir em um aplicativo que envia notificações aos usuários.

Os moradores podem ser informados por mensagem no celular quando os boletos forem encaminhados por e-mail, por exemplo. Além de economizar papel, a iniciativa ajuda a inibir eventuais atrasos na quitação das taxas.

Conscientize os moradores a reduzir os pagamentos em atraso

Diminuir a inadimplência não é uma tarefa fácil. Por isso, promova campanhas abordando como a saúde financeira do condomínio fica comprometida com a falta de pagamento das obrigações previstas.

Explique como os recursos estão sendo aplicados e mostre a importância de contar com o dinheiro de todos para promover melhorias como a aquisição de um novo elevador, a reforma da fachada ou a construção de uma área de eventos.

Controle as informações

Com os dados dos moradores na palma da mão fica bem mais fácil administrar um condomínio. Se você pretende contar com essa facilidade, uma boa alternativa é fazer uso de um aplicativo que permite o cadastro de informações como:

  • nome do condômino;

  • unidade em que reside;

  • telefone;

  • e-mail;

  • taxas pagas;

  • pagamentos pendentes.

O cadastro atualizado facilita o envio de informações para os moradores e ajuda a lembrá-los de pagar as contas, reduzindo a inadimplência.

Procure diminuir custos

Em um momento de crise econômica, é fundamental encontrar alternativas para diminuir as despesas. Imagine um condomínio cuja taxa de água é dividida por todos. Nesse caso, o ideal é mostrar para os moradores a importância do consumo consciente em termos ambientais e financeiros.

Ao reduzir a conta de água, o condomínio poderá aplicar o dinheiro em outras atividades e expandir o fundo de reserva para usá-lo em situações especiais.

Se você pretende ter uma melhor comunicação com os moradores, oferecer uma gestão mais eficiente e reduzir os pagamentos em atraso, faça agora mesmo o teste gratuito do nosso software. A tecnologia é uma peça-chave para o sucesso!