Problema hidráulico no apartamento: o que fazer quando afeta o vizinho
5 (100%) 1 vote

Vazamentos são uma dor de cabeça em qualquer moradia. O problema gera desgaste nas estruturas, impacta a conta de água, inviabiliza obras e pode até exigir a saída momentânea do local para a realização do conserto, o que nem sempre sairá barato. 

Quando o vazamento ocorre em um condomínio, com diversos moradores e áreas comuns, há ainda um problema adicional: identificar o responsável pelo problema, que também terá que custear as obras de reparo. Imagine a situação de um banheiro que começou a apresentar infiltrações no teto em razão de um problema hidráulico no apartamento.

Quem você acha que deve arcar com os custos do conserto do vazamento? Seria o morador do imóvel com infiltração, o vizinho do apartamento de cima ou o próprio condomínio? A ausência de resposta fácil para essa questão gera muitos conflitos entre vizinhos, que acabam envolvendo o síndico.

Por isso, nós preparamos este conteúdo para explicar algumas regras que facilitam a resolução do problema. Confira nossas dicas sobre como o síndico pode colaborar com a resolução de conflitos causados por algum problema hidráulico nos apartamentos e outros vazamentos no condomínio. 

Identifique a origem do vazamento

É a partir da identificação da origem do vazamento que será possível definir quem será responsável por pagar o conserto e resolver o problema. A regra geral é que vazamentos com origem na rede vertical — os canos instalados nas colunas e áreas comuns do prédio, que conduzem a água e esgoto por todos os andares — são responsabilidade do condomínio.

Já quando o problema está nos canos horizontais, também chamados de ramais, que conduzem a água dentro de cada unidade do condomínio, a responsabilidade será do morador do apartamento onde for constatado o vazamento.

Resgatando o nosso exemplo do início do texto, dá para compreender que, caso a infiltração no teto do banheiro tenha origem em um vazamento nos canos verticais do prédio, a responsabilidade pelo reparo será de todo o condomínio. 

Mas é mais provável que, nestas situações, o vazamento tenha origem nos ramais da unidade de cima. Neste caso, o vizinho terá que custear o pagamento integral do conserto do problema hidráulico no apartamento que está causando repercussões na moradia debaixo. 

Orientar os moradores sobre essas regras e convocar um bombeiro hidráulico para fazer uma vistoria e identificar a origem do vazamento é o primeiro passo para resolver o problema. 

Contribua com a mediação amigável do conflito

Quando a análise do técnico indica que a origem dos vazamentos é na rede vertical, de responsabilidade do condomínio, o síndico pode levar o assunto para assembleia. Caso não haja recursos disponíveis em fundo de reserva para o conserto, pode ser votado o pagamento de uma cota extra pelos condôminos para a realização dos reparos.

Já nos casos em que o problema tem origem na unidade de um morador e está afetando a estrutura da moradia vizinha, o síndico pode atuar como um mediador de conflitos, facilitando a resolução do problema. Algumas posturas contribuem com o sucesso dessa mediação.

  • tenha conhecimento das regras para esses casos — o Código Civil (no Art. 927) define o dever de reparar o dano pelo responsável, independente de culpa;
  • lide com as partes separadamente — os vizinhos já estão irritados um com o outro e o seu olhar externo ao conflito ajuda a acalmar os ânimos;
  • oriente para que nenhuma obra seja iniciada sem que o condomínio seja informado — obras desse tipo podem impactar na rotina do prédio e é importante que o síndico conheça a situação.

Realize a manutenção preventiva

Uma boa forma de evitar conflitos de qualquer natureza dentro do condomínio é promover a manutenção preventiva da rede hidráulica do prédio. A presença periódica de um técnico ajuda a identificar vazamentos ainda no início, antes que tragam transtornos para os moradores e elevem o consumo do prédio.

Gostou do nosso conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre o que fazer em caso de problema hidráulico no apartamento? Deixe seu comentário e nós responderemos.