Pagamento de condomínio: veja os benefícios da gestão online
5 (100%) 1 vote

O síndico não profissional de condomínio costuma ter seu dia a dia bem atribulado. Afinal, são pessoas como outras quaisquer que, além de se dedicar aos afazeres e responsabilidades do condomínio, ainda têm que trabalhar e cuidar da família e da casa.

Por tudo isso, torna-se imprescindível adotar medidas que facilitam e que confiram praticidade ao seu trabalho. E uma dessas medidas diz respeito à adoção de um sistema de gestão online para pagamento de condomínio.

Então, continue lendo nosso post que vamos falar dos benefícios da gestão online.

Facilidade do controle financeiro

A gestão de pagamento online facilita, e muito, o controle financeiro das contas do condomínio. Isso porque ao se efetuar o pagamento, o próprio sistema de gestão contabiliza a baixa, o que implica a atualização do caixa automaticamente, dispensando o trabalho manual do síndico.

Esse processamento automático do controle financeiro garante maior segurança, na medida em que se tem ciência das contas do condomínio em tempo real.

Atualização eficiente do fluxo de caixa

A gestão online dos pagamentos do condomínio permite, sobretudo, uma atualização eficiente do fluxo de caixa. E isso acontece, justamente, porque não há necessidade de o síndico lançar, manualmente, as entradas e saídas do caixa, pois o próprio sistema de gestão faz isso.

As entradas referentes ao pagamento são lançadas, automaticamente, no sistema de gestão, o que reduz, consideravelmente, as chances de erro. Esse mecanismo garante, portanto, eficiência, segurança e rapidez no controle do fluxo de caixa, na medida em que não é necessário esperar o síndico ter tempo para fazer esse trabalho.

Agilidade das informações para o síndico

Como dito anteriormente, com um sistema online de gestão do pagamento do condomínio, o síndico tem acesso às informações financeiras e aos pagamentos efetuados em tempo real.

O síndico, portanto, não precisa acessar a conta bancária do condomínio todos os dias ou sempre que precisar tomar uma decisão, pois ele tem, bem em seu computador, o registro de todas as movimentações financeiras.

Isso permite tomar as decisões com base na situação econômica concreta e condizente com a realidade financeira do seu prédio.

Praticidade

Ao escolher um sistema de gestão online como meio de quitação da taxa de condomínio, o síndico se beneficia de inúmeras formas e uma das principais delas é a praticidade.

Isso porque evita que condôminos tenham que bater à sua porta, todos os meses, para fazer o pagamento. O que gera desgaste para ambas as partes.

Além disso, uma vez encaminhado um boleto via email, ou oferecido outro meio de quitação online, o condômino pode proceder ao pagamento por meio da internet banking ou, mesmo que prefira se dirigir a uma agência, poderá imprimir e realizar o pagamento no horário que lhe convém. Isso tudo sem importunar o síndico.

Redução do índice de inadimplência

Ao optar por boleto ou outro meio de pagamento online, já esta consignado no documento virtual a data de vencimento, assim como a multa e os juros caso desrespeitado esse prazo.

Isso faz com que os condôminos já fiquem alerta para a data em que precisam cumprir aquela obrigação, reduzindo, assim, a inadimplência. Sem contar que, caso ultrapassada a data de vencimento, o próprio documento é atualizado de forma a contabilizar os juros e a multa, o que garante o pagamento do valor correto.

Aumento da produtividade

Todos esses benefícios trazidos pela gestão online para pagamento ainda se aliam a um outro, a produtividade. O trabalho do síndico se torna muito mais prático e rápido quando ele pode acompanhar os pagamentos de condomínio em tempo real e emitir relatórios sobre a situação financeira em que se encontra o prédio gerido.

Nesse sentido, o síndico pode otimizar o tempo despendido aos cuidados com o condomínio, fazendo muito mais em menos tempo. E isso, sem dúvida, beneficia o síndico não profissional, que também precisa se dedicar a tantos outros afazeres, e não apenas ao condomínio.

Facilidade de emissão de relatórios

Podemos acrescentar, ainda, a facilidade de emissão de relatórios com a gestão online do pagamento de condomínio. Isso porque todos os dados financeiros permanecem registrados no próprio software de gestão do condomínio, incluindo os pagamentos realizados e os pendentes.

Nesse sentido, munido dos dados, o sistema é capaz de gerar relatórios sobre a situação econômica, os pagamentos realizados, a taxa de inadimplência, entre outras informações.

Gráficos sobre as entradas e as despesas

Como dito em tópico anterior, o sistema de gestão online de condomínio permite o acompanhamento da movimentação do fluxo de caixa e, consequentemente, maior eficiência do controle financeiro. Além disso, permite a emissão de relatórios sobre as movimentações de valores, assim como a emissão de gráficos sobre as entradas e saídas de valores do caixa.

Os gráficos permitem uma visualização agradável dos dados e da situação econômica do condomínio, assim como do histórico dos registros, além de fornecer uma boa análise de dados e de comparações com outros períodos.

Nesse sentido, esses gráficos demonstram se houve maior entrada em relação aos meses anteriores, assim como se as despesas aumentaram ou diminuíram comparativamente com outros períodos.

É possível identificar, ainda, as sazonalidades, períodos em que os condôminos costumam atrasar mais os pagamentos ou períodos em que as despesas aumentam e se antecipar a essas situações, promovendo medidas para evitar ou minimizar essas alterações. Trata-se, portanto, de uma forma fácil identificação de problemas e suas soluções.

Dessa forma, a adoção de um sistema de gestão online para o pagamento de condomínio oferece benefícios tanto para condôminos quanto para o próprio síndico. Aos condôminos, porque podem contar com um controle financeiro eficiente, seguro e transparente, com acesso a relatórios e gráficos que demonstram a situação financeira do condomínio.

O síndico, por sua vez, tem seu trabalho otimizado, tornando-se mais prático e produtivo, na medida em que o próprio sistema de gestão sustenta e atualiza as informações financeiras. E isso o permite dedicar mais tempo à família!

Gostou do post? Ficou interessado no assunto? Então é só nos seguir nas redes sociais para aprender ainda mais sobre gestão de condomínio. Estamos no Facebook, no Twitter e no Linkedin!