Como atrair os moradores para a reunião de condomínio?
4.7 (93.33%) 3 votes

Se existe um problema comum à maioria dos síndicos de prédios e condomínios é a baixa participação de moradores na reunião de condomínio. As pessoas se sentem pouco atraídas e classificam as reuniões como chatas e pouco objetivas.

Para reverter essa situação, no entanto, existem algumas ações que podem ser tomadas para que os condôminos tenha maior adesão nas assembleias. Ficou curioso? Quer saber como solucionar esse problema de uma vez por todas? Então fique atento às nossas 6 dicas.

Ofereça lanches nas reuniões

Como a maioria das pessoas trabalha durante o dia, as reuniões de condomínio quase sempre ocorrem à noite, pois é o período em que mais moradores estão disponíveis. O problema é que muitos condôminos saem de seus trabalhos e vão direto à reunião, sem ter tempo de comer algo. Por esse motivo, oferecer lanches como sanduíches ou um coquetel de salgadinhos com café, chá ou refrigerante é uma boa ideia para atrair mais pessoas à assembleia.

Faça sorteios de brindes

Promova sorteios durante os encontros. Uma ideia interessante é dar uma cartela com um número para os moradores na entrada da reunião e, ao final, realizar o sorteio dos produtos. Para isso, proponha parcerias às empresas, como a colocação de banners e cartazes em áreas comuns do prédio, em troca de brindes para serem sorteados aos moradores nas reuniões.

Crie benefícios para moradores assíduos

Crie um programa de benefícios para moradores que frequentem a uma determinada porcentagem das reuniões. Você pode, por exemplo, deixar de cobrar taxas extras para a utilização de uma área paga como a academia ou hidromassagem.

Contrate atrações para os encontros

Além da tradicional reunião de condomínio, você pode contratar atrações artísticas ou culturais como bandas, cantores ou palestrantes para se apresentarem após o término das discussões dos temas do prédio. Essa ideia é bastante praticada e consegue atrair um bom número de moradores que acabam tomando gosto pelas reuniões.

E não são apenas atrações de fora que podem ser trazidas. Se houver artistas entre os moradores, convide-os para que se apresentem nas assembleias.

Outra ideia é aproveitar as datas comemorativas como o Dia das Mães, a Páscoa, entre outras, para fazer apresentações personalizadas de acordo com a temática escolhida.

Faça reuniões em locais diferenciados

Em vez de fazer as reuniões no condomínio, que tal transferi-las para outro local? A assembleia pode ser realizada naquele restaurante ou bar badalado que a maioria dos condôminos gostaria de conhecer.

Além de chamar mais pessoas para a reunião, esse tipo de atividade também faz com que os moradores convivam e interajam mais, criando maiores laços de união e amizade, o que é muito benéfico para todos.

Limite a pauta da reunião de condomínio

Crie pautas curtas e objetivas. Não acumule assuntos polêmicos em uma mesma reunião, mescle sempre os temas menos atrativos com os de maior interesse para os condôminos.

Estabelecer um tempo específico para cada tema que será abordado também colabora para que as reuniões não sejam extensas e cansativas, reduzindo, dessa maneira, a evasão dos moradores das reuniões.

Para uma maior adesão às reuniões de condomínio, é necessário providenciar estratégias para atrair os condôminos, unindo o que é útil ao agradável. Mudar os lugares das reuniões, oferecer lanches, beneficiar os moradores assíduos e promover atrações ou sorteios são algumas das formas de aumentar o público de suas assembleias.

E, então, gostou das nossas dicas de como atrair mais moradores para a sua reunião de condomínio? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo aquilo que um síndico precisa saber para bem administrar um condomínio.