4 dicas de boa convivência que todo síndico deveria saber
5 (100%) 1 vote

Para viver em comunidade é necessário seguir algumas regras básicas para conviver em harmonia e evitar que existam conflitos. Nos condomínios não é diferente. Existem muitas vantagens de morar em condomínio, mas alguns cuidados devem ser tomados afim de evitar que isso se torne um pesadelo. E, para ajudá-lo, preparamos este post com 4 dicas de boa convivência. 

Ficou interessado? Então não deixe de ler e passar essas orientações para todos os moradores. Assim, será possível garantir que a relação entre eles seja harmoniosa e tranquila.

1. Conheça as regras do condomínio

Conhecer as regras que regem o prédio é obrigação de todo morador. E, mais do que conhecer, é preciso respeitá-las. Entender e seguir essas normas é o mínimo que qualquer residente deve fazer.

Mesmo que não concorde com elas, esteja ciente do que pode e não pode ser feito, como por exemplo ter animais de estimação, ter cuidados com o lixo, respeitar o horário de silêncio, dentre outras coisas.

2. Respeite o espaço do outro

Assim como você quer ter seu espaço respeitado, faça o mesmo com o outro. E essa dica cabe em diversos momentos da vida em comunidade. Porém, no que se refere a um condomínio, veja abaixo como respeitar o espaço do outro o dia-a-dia.

Vaga de garagem

Não estacione na vaga do vizinho sem autorização nem a ocupe com entulhos e demais materiais. Além disso, respeite o limite de velocidade estabelecido pela gerência e evite buzinar.

Uso da piscina

Entrar na água usando protetor solar, usar equipamentos de som e não tomar uma ducha antes de entrar na água fere os princípios do bom convívio, pois diz respeito não apenas a si mesmo, mas também ao espeço e direito do próximo.

Uso do lixo

Não jogue papéis, restos de cigarro e outros tipos de lixo pela janela do seu apartamento. Além disso, cuide para que o lixo esteja ensacado com a finalidade de evitar odores desagradáveis e a infestação de mosquitos e moscas.

3. Seja gentil

Gentileza gera gentileza, não é mesmo? E para colocar isso em prática trate as pessoas com cordialidade, sejam elas vizinhas ou funcionários. Praticar a boa vizinhança faz bem e proporciona ao ambiente tranquilidade e boas vibrações.

Cumprimente as pessoas no elevador e na portaria. Ao tirar alguma dúvida ou pedir informações, seja educado. Coloque-se à disposição do síndico e dos outros habitantes para a solução de problemas e jamais julgue as escolhas pessoais das outras pessoas.

4. Obedeça a hora de silêncio

Por mais que o apartamento seja seu, saiba que suas ações podem ou não interferir na vida de quem está ao lado. E quando se fala em dicas de boa convivência em condomínio, respeitar lei do silêncio não pode ficar de fora. 

Veja qual o horário limite do seu prédio e nada de colocar som alto depois disso. Caso não exista um limite estipulado, use o bom senso e a consideração pelo outro. Coloque-se no lugar dele. Você gostaria de conviver com barulho em horas inapropriadas?

Conviver bem é ter boa educação e compreender que seu direito termina quando começa a invadir o direito do próximo. Viver em coletividade não é difícil quando essas dicas são obedecidas. E acredite, todo mundo ganha.

E se você achou que essas dicas de boa convivência são úteis, não deixe de compartilhar nas suas redes socais!