10 aplicativos para condomínios que todo síndico deve usar
2.8 (56.67%) 6 votes

Gerir um condomínio não é tarefa simples, pois exige do síndico um alto nível de organização e controle para lidar com todas as responsabilidades e adversidades inerentes ao cargo. Entretanto, a tecnologia vem ajudando muito nessa tarefa, oferecendo uma gama de aplicativos para condomínio que cumprem muito bem o objetivo de tornar essa missão mais produtiva.

Pensando nisso, listamos neste post 10 aplicativos para condomínios que todo síndico deveria conhecer. Confira!

1. OptimizeMe

O OptimizeMe é um app voltado para o bem-estar do seu usuário, ótimo para que trabalha sob o stress de administrar o condomínio; ele analisa as atividades diárias e as classifica em 4 categorias:

  • rotina;

  • saúde;

  • criatividade;

  • prazer.

E com base nas informações calculadas a partir de 12 dias de afazeres, o programa gera gráficos e tabelas indicando o quanto cada obrigação interfere nos seus sentimentos. 

O app também funciona como uma espécie de coach virtual, definidas as suas metas diárias, ele mostrará os padrões a serem seguidos para a conquista dos objetivos.

Enfim, ele indica como o trabalho está afetando a sua vida de um modo geral e isso pode ajudá-lo a buscar novas fontes de motivação. Lembrando que é um recurso acessível apenas para iOS.

2. Any.DO

Any.DO é o aplicativo ideal para criar listas e organizar os compromissos do dia a dia. Com uma interface limpa e extremamente intuitiva, o app permite adicionar lembretes e inserir diversos formatos de arquivos. Um diferencial interessante é o “Momento Any.DO”, uma ferramenta poderosa para planejar seu dia a dia.

Com versões para web, Android e iOS, o Any.DO é gratuito e possui uma versão premium.

3. Evernote

Escrever anotações já é parte da rotina de um síndico, mas guardar papéis ocupa muito espaço e, com o tempo, eles podem ser perdidos. O Evernote é um aplicativo que pode ajudar muito nessa atribuição.

Ele permite criar notas e anexar diversos tipos de documentos a elas, tais como vídeos, PDF’s e até mesmo a digitalização de imagens. Tudo fica salvo na nuvem e pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo, inclusive quando não há uma rede de internet disponível.

O Evernote é gratuito e está disponível para Android e iOS, no entanto, existem opções pagas que trazem alguns recursos extras.

4. Google Keep

O Google Keep é um dispositivo útil para criação de anotações bem detalhadas sobre o seu condomínio, nelas é possível adicionar imagens, gravações de áudios, dentre outros elementos.

Um aspecto bastante positivo é que todas as notas são sincronizadas, podendo ser acessadas em qualquer equipamento com conexão de internet, basta logar com a conta Google.

O aplicativo está disponível para download gratuito, nas versões: iOS, Adroid, Google Chrome e desktop.

5. Trello

Trello é uma ferramenta para gerenciamento de projetos que, sem dúvidas, pode fazer a diferença na organização das tarefas diárias. O app permite criar “quadros” em que você pode adicionar tarefas, inserir arquivos, criar listas e até mesmo adicionar outras pessoas para ajudar, deixando tudo bem organizado.

O Trello é gratuito e está disponível para Android e iOS, além de contar com uma versão na web e uma opção premium.

6. Doodle

Muitas vezes, agendar uma reunião com os condôminos pode ser uma verdadeira dor de cabeça, pois problemas com disponibilidade de horários é algo bastante recorrente.

Doodle vem com a proposta de facilitar essa organização. Tudo o que você precisa fazer é criar o evento e deixar que os convidados escolham qual o melhor dia e hora para eles. Assim, o app lhe mostra qual é a data e horário que mais pessoas poderão comparecer.

Disponível para Android e iOS, o Doodle é gratuito, mas possui uma versão premium com mais recursos.

7. Do

O Do é uma ótima ferramenta para tornar as reuniões mais produtivas. Ele permite organizar as pautas, gerenciar o tempo gasto com cada uma, além de permitir inserir detalhes que auxiliam na tomada de melhores decisões. O Do possui integração com diversos outros apps, tal como o Evernote.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS. Para quem quiser, há também uma versão premium.

8. HP Trust Circles

HP Trust Circles permite que você criptografe arquivos importantes e conceda chaves de acesso apenas para pessoas autorizadas por você. É muito útil para lidar com documentos importantes de maneira segura.

O HP Trust Circles está disponível para Windows e sua versão básica é gratuita.

O síndico precisa buscar sempre organização e otimização do seu tempo para conseguir lidar mais facilmente com todas as responsabilidades de gerir um condomínio e, sem dúvidas, os apps dessa lista podem ajudar muito nessa tarefa.

9. Google Agenda

O Google Agenda propõe ajudar o usuário a organizar os seus compromissos de maneira simples e intuitiva, o que para os síndicos têm grande valia:

  • no agendamento de datas para reuniões;

  • no lembrete dos prazos para recolher taxas e pagamentos;

  • na entrega de relatórios.

Com o app, também temos os recursos de compartilhar arquivos e criar grupos para eventos específicos, assim todos os envolvidos se mantém atualizados.

O aplicativo é superindicado para concentrar todas as informações da rotina desse gestor em um único lugar. Ele é vinculado a uma conta Gmail, e está disponível tanto para o sistema Android como para o iOS.

10. King Condo

King Condo é um software para gestão de condomínios online que oferece inúmeras funções essenciais a uma boa administração. Ele compreende funções exclusivas, mostrando-se uma opção super completa.

Disponível nas versões Android, iOS, Windows Phone e desktop, você acessa o condomínio de onde estiver e a hora que desejar, com mais de 50 ferramentas de apoio a seu dispor, dentre as quais destacamos:

  • comunicação com funcionários e moradores em tempo real;

  • automatização do processo de finanças;

  • envio de comunicados;

  • aviso dos vencimentos das contas;

  • emissão de boletos com baixa automática;

  • aviso sobre a entrega de encomendas aos moradores;

  • registro de visitantes;

  • assembleias virtuais;

  • achados e perdidos;

  • enquetes;

  • cotações com fornecedores.

software foi desenvolvido na intenção de trazer maior segurança, agilidade e transparência nos processos de gestão de condomínio.

O custo mensal desta plataforma varia conforme o número de unidades que integram o condomínio. É comercializada em pacote único com todos os mais de 50 recursos disponíveis, em assinatura mensal, com 15 dias grátis para testes.

Se ao conduzir nossa própria casa já deparamo-nos com afazeres complexos, imagine ter a responsabilidade de dirigir um ambiente composto por diversos proprietários, cada um com as suas peculiaridades. Mas, graças às inovações tecnológicas, o fardo do síndico hoje pode ser otimizado significativamente com os aplicativos para condomínio.

Gostou dos recursos apresentados neste artigo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em seu e-mail outros conteúdos inéditos que vão contribuir bastante com a sua gestão.