5 mandamentos para ser um síndico de sucesso
5 (100%) 1 vote

O síndico atua como o administrador do condomínio. A manutenção do edifício, a segurança de todos os moradores, o gerenciamento de funcionários, a contratação de fornecedores, o planejamento de reformas e melhorias, o acesso às instalações, a organização de eventos e benefícios para os condôminos… Ufa!

Sem o síndico, o edifício não funciona e, consequentemente, o conforto e bem-estar dos moradores são prejudicados. Portanto, é fundamental que você exerça suas funções e cumpra suas demandas com eficiência. Por outro lado, as tarefas são muitas e o tempo, curto. Como resolver o impasse? Através de hábitos certeiros e práticos que ajudarão você a ser um síndico de sucesso! Continue a leitura e conheça-os.

1. Seja paciente

Como síndico, você não lidará apenas com fornecedores, funcionários e operários, mas também diretamente com os moradores do condomínio. Você gerencia o lar deles e, portanto, a situação pode se tornar pessoal rapidamente.

Nesse contexto, é fundamental que você seja paciente, mantendo a calma ao tratar com os vizinhos mais estressados, incômodos ou inconvenientes. Lembre-se de que você mora ao lado dessas pessoas e que, portanto, qualquer desentendimento irá acompanhá-lo em seu dia a dia não apenas como síndico, mas como morador do prédio.

Ou seja, é sempre recomendado evitar conflitos e buscar soluções baseadas no diálogo e na compreensão. Quando um morador não se mostra interessado em manter a cabeça fria e conversar para chegar a uma solução ou acordo, é seu papel fazer isso.

2. Preze pela organização

Você lida com muitos detalhes, planejamentos e demandas, inclusive financeiras. É fundamental que tudo isso mantenha-se devidamente organizado, para que você possa comprovar todos os pagamentos e a quitação de contas. Além disso, a organização permite que você saiba exatamente em que ponto encontra-se cada demanda e para onde foi cada centavo gasto em prol do condomínio.

3. Nunca descuide da manutenção

A devida manutenção do edifício é imprescindível para o conforto, bem-estar e segurança de todos os condôminos. Imagine, por exemplo, se alguma situação acontece justamente no curto período em que as câmeras de segurança estavam danificadas? Ou se alguém se machuca devido a um elevador quebrado?

Além disso, a manutenção preventiva evita gastos e incômodos muito maiores do que se houver a necessidade de consertos ou reformas. Portanto, preste atenção a esse ponto de suas funções como síndico e preze pela manutenção eficiente de todos os equipamentos, áreas e estruturas do condomínio.

4. Tenha uma gestão transparente

É papel do síndico recolher e manusear as taxas de condomínio pagas pelos moradores, além de manter em dia as contas de água e gás do edifício e os pagamentos dos demais funcionários. Você está lidando com o dinheiro de seus vizinhos e, portanto, é direito fundamental a eles saber exatamente o que está sendo feito com os valores pagos na taxa de condomínio.

Da mesma maneira, para ser um síndico respeitado, é fundamental que todos os projetos, reformas e melhorias sejam discutidos nas reuniões de condomínio. Tudo deve ser votado e aprovado pela maioria para seguir em frente, valorizando o direito dos moradores de decidir o que será feito em seu edifício com o dinheiro pago por eles.

5. Busque auxílio profissional

Como já mencionamos, além de síndico, você também é um morador do prédio. Tenha em mente, também, o fato de que você não tem formação ou treinamento específico para ser um síndico, contando apenas com a confiança dos moradores e com suas próprias habilidades, práticas e conhecimentos. Ninguém espera que você saiba fazer tudo de imediato, mas é fundamental que, através de atitudes como as citadas aqui, você mostre-se sempre interessado, organizado, responsável e disposto a prezar pelo condomínio e seus moradores.

Nesse sentido, nossa última dica para ser um síndico respeitado e eficiente é buscar auxílio profissional. Seja de maneira permanente ou eventual, de acordo com as demandas do condomínio, um síndico profissional poderá lhe orientar, aconselhar e guiar de forma extremamente bem-vinda para sua própria autoconfiança no exercício de suas funções cotidianas.

E então, pronto para colocar nossos mandamentos em prática e ser um síndico cada vez mais competente? Para continuar evoluindo e aprendendo, assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo diretamente na sua caixa de entrada!